Assim como o adulto, a criança tem todo o direito de admitir e expressar seus sentimentos, inclusive os de raiva. Empurrar, bater ou morder, são comportamentos nada aceitos socialmente, mas que estão por aí sendo utilizados por nossos pequenos. As crianças pequenas necessitam da ajuda dos adultos para aprender a expressar seus sentimentos com palavras ao invés de colocá-los muitas vezes em ação. Os pais devem observar que seus pequenos muitas vezes sentem “coisas” que não sabem lidar, e que cabe aos
adultos promoverem espaços para que eles expressem, aprendam a denominar e direcionar de uma forma positiva tais sentimentos.
Em vez de dizer muitas vezes para a criança “ Eu sei que você está zangada”. Vamos ajudá-la a sozinha encontrar em si mesmo as respostas desejadas. Vamos tentar: “ O que incomoda você ….” “ O que te deixou contrariada” “ Oque podemos fazer para melhorar essa situação?”
Assim pouco a pouco vamos ajudando a criança a definir e delinear o que sente e a descobrir uma ampla variedade de meios para lidar com tais situações.
0 comentários