Durante o período da infância, as crianças adoram “brincar” com a noção do Medo.
O Medo sempre fará parte do universo infantil com suas bruxas malvadas e personagens “do mal”. Mas esses medos encontrados nas estórias, nos filminhos, nos desenhos, fazem parte da compreensão do mundo real, das regras, dos valores e que vão sendo dominados ao longo do desenvolvimento infantil.
Viver com medo de verdade é uma outra estória completamente diferente, seja na ameaça da violência física, na violência ou tortura psicológica, no medo do abando dos pais, das doenças graves, dos assaltos ou dos monstros escondidos debaixo da cama.
A criança que vive com medo vai aprendendo aos poucos a ser medrosa, destruindo pouco a pouco sua autoconfiança e a noção básica de segurança infantil.
O estado permanente de medo, pode desestabilizar o ambiente de apoio necessário para que a criança possa crescer, possa explorar ou aprender, apresentando um persistente sentimento de tensão, uma ansiedade geral, que judia e muitas vezes paralisa, impedindo relacionamentos ou enfretamento de novas situações.
A Psicoterapia Infantil auxilia a criança neste enfrentamento, reconfigurando tais vivências e orientando aos pais a como atuar como suporte e mediadores em tais circunstâncias.
0 comentários